O filme Óleo de Lorenzo: Aplicações para a psicologia
Introdução
O filme Óleo de Lorenzo, lançado em em 1992, é um filme célebre que fala sobre a vida da família Odone. O filme se foca no desenvolvimento da adrenoleucodistrofia do filho, Lorenzo Odone, e da jornada dos pais, Augusto e Michaela Odone, em busca de um tratamento eficaz. A adrenoleucodistrofia também conhecida como ALD, é uma doença genética rara, a incidência é de 1 para 10.000.
Lorenzo Michael Murphy Odone nasceu em 29 de maio de 1978 e faleceu em 30 de maio de 2008, Lorenzo foi diagnosticado com adrenoleucodistrofia em 1983, quando foi feito o diagnostico não se tinha tantas informações sobre a doença, o que dificultou o tratamento. Por esse motivo, seus pais tentaram achar maneiras de tratar sua condição, começaram a pesquisar mais sobre o assunto e começaram o tratamento com gordura acida refinada de oliva e semente. Odone veio a falecer em Fairfax, 26 anos depois de seu primeiro diagnostico, a causa de sua morte foi uma pneumonia.
Seus pais Augusto e Michaela Odone, ficaram famosos por criar o Oleo de Lorenzo para tentar tratar a doença incurável de seu filho. Segundo seu pai, Lorenzo ja estava praticamente todo paralizado quando veio a falecer, ele não conseguia mais ver, falar ou se mover por conta própria. Ele se comunicava mexendo seu dedo e piscando, sua mente continuava intacta. Pode-se perceber o sofrimento que a família passa por ter que entrentar essa dificuldade que, na época, era pouco conhecida e mesmo assim não aceitando o diagnóstico de morte de Lorenzo.
O filme traz bastante aspectos importantes para a formação de um psicólogo, pois mostra os comportamentos dos personagens e a mudança dos comportamentos durante a vida. Sem contar a questão social envolvida e todas as dificuldades e preconceitos que a família passa, além da questão científica, sobre simplesmente falar que não tem o que ser feito, sendo que no fim os próprios pais arrumaram uma “solução”.
Um psicólogo nessa situação