Alegoria
Na “caverna contemporânea” está estacionado o pensamento intelectual da sociedade. Poucos são os que ousam sair da falsa sensação de plena ciência e justiça. Para Platão, um conhecimento pleno e absoluto se torna inviável no mundo real a qual vivemos, principalmente aos membros acorrentados da caverna.
Atualmente, essa caverna tem nome, mídia. Apesar de ela ter um papel importante na sociedade, os meios de comunicação utilizam de certa manipulação do que será refletido na parede da caverna, assim levando aos membros desse local a adquiriram a mania de ter como verdade absoluta tudo o que é visto nos meios de comunicação. Isso torna a saída da caverna cada vez mais distante.
Mesmo tendo sido escrito antes de Cristo o mito da caverna (Platão) se relaciona perfeitamente com nossa atual realidade, onde os jovens vivem na realidade confortável passada pelas imagens de televisão, internet, aumentando a alienação, o conformismo e o consumismo, produzindo seguidores do que a mídia determina.
A mídia tem a tendência de tirar o homem de seu meio real e o leva para outra realidade, onde se produzem regras para todos, impondo conceitos de belo, de feio, de bom, de ruim, a maioria das pessoas que assistem adotam esses conceitos como verdadeiros, não param para observar o que realmente há em volta deles, não abrem os olhos para contempla a vida.
O consumismo exagerado é outro problema da juventude, veiculado pela mídia que manipula os desejos. A publicidade tem a juventude como foco principal, e eles vêem o consumismo como o verdadeiro sentido da vida e quando eles não possuem mais dinheiro não podem ser felizes, não podem se realizar como pessoa. Há nesse momento uma renúncia da própria liberdade para se tornarem o que a propaganda impôs.
Eles simplesmente se acomodaram a viverem acorrentados, ficam na frente da televisão, do computador, deixando que implantem ideias nas suas cabeças. As imagens na caverna já se