Processo comunicacional
Ana Paula Gomes Veiga
Questões da matéria de Teoria da Comunicação
Poços de Caldas 2013
Questão 1 – Apresente características discordantes dos estudos de Platão e Aristóteles em relação ao processo comunicacional e comente-as.
Resposta:
Para Platão, o processo comunicacional não existia, ele era muito negativo na questão de haver comunicação entre os seres humanos. Para ele esse processo ficava preso ao mito da caverna, onde não se conhecia nada, então não poderíamos falar sobre o que não conhecemos bem, e se estavam confinados dentro da caverna como seria possível se comunicar com os vizinhos.
Já para Aristóteles, a comunicação fazia sim parte do ser humano, por sermos animais sociais onde vivemos passando um conhecimento para outro, além disso foi o primeiro a enxergar comunicação nas artes. Ele estabeleceu o processo comunicacional expondo sobre os três atos (Quem fala, por qual meio, para quem fala).
Pode-se dizer que Platão foi muito pessimista ao pensar sobre o processo comunicacional como uma forma negativa, não existente, porque quando ele realizava seus discursos estava consumando o próprio processo e não enxergava que isso era a comunicação. Aristóteles, havia visto que a comunicação não somente é o ato de falar ou escrever, e sim se expressar, em forma de arte ( dança, musica, pintura, etc.), e nas próprias culturas.
Questão 2 – É possível encontrar alguma similaridade da sociedade contemporânea com o que foi descrito no “Mito da caverna”, de Platão ? Justifique
Resposta:
Sim é possível encontrar algumas similaridades, na “Alegoria da caverna” conta que os prisioneiro que viviam na caverna, não conheciam a realidade tal como ela é, eles passavam o tempo todo olhando imagens, sobras de estátuas, que representavam pessoas, animais, que representavam situações do dia-a-dia, . A similaridade é