casos clinicos
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
MICROBIOLOGIA/IMUNOLOGIA
Profª.: Idia Veras
ESTUDOS DE CASO
CASO CLÍNICO 01: Paciente masculino, 5 anos de idade, é levado ao hospital com febre, dor de cabeça e vômitos. Os pais relatam que há alguns dias a criança vem apresentando dor de ouvido e que deste há saída de secreção. O clínico suspeita de otite média, cujo agente etiológico pode ser o Streptococcus pneumoniae.
a) Quais as características dessa bactéria?
b) Que tipo de exame clínico e/ou laboratorial deve ser realizado para que se tenha a confirmação que este paciente está com otite média?
c) Qual o tratamento indicado para este tipo de infecção?
d) Que outras infecções graves estão associadas a este micro-organismo?
CASO CLÍNICO 02: Um estudante de 19 anos procurou atenção médica relatando dor de garganta há 2 dias, dificuldade de deglutição, indisposição e mal estar geral. Não relatou nenhum episódio considerável de doença prévia, nem de alergia medicamentosa e não indicou ter tomado nenhuma medicação. O exame físico permitiu constatar processo inflamatório evidente na orofaringe com adenopatia cervical, presença de exsudato purulento nas amígdalas e temperatura de 38, 2°C.
Na possibilidade do quadro ser de etiologia bacteriana, pergunta-se:
a) Qual agente bacteriano, provavelmente está envolvido nesta infecção?
b) Qual exame laboratorial deve ser solicitado à seção de Bacteriologia?
c) Qual o tratamento indicado para este tipo de infecção?
d) Que medidas preventivas devem ser adotadas para o controle das infecções causadas pelo agente em questão?
CASO CLÍNICO 03: Um paciente com 63 anos de idade submete-se a uma cirurgia e, após 5 dias apresenta sintomatologia de sepse e um processo infeccioso no local da incisão cirúrgica, tendo sido isolado S. aureus em hemocultura e da ferida cirúrgica. Pergunta-se:
a) Quais as condições que favoreceram o aparecimento deste processo infeccioso?
b) Qual a característica desse