Caso Clinico
Psicopatologia II
6º Semestre - Noturno
Caso Clínico Fobia Social
2012
Resumo: Caso clínico - Fobia Social
Dificuldade de falar em público
J. Tem 50 anos, é casado, tem um filho, possui o terceiro grau completo e ex-militar. Reside em casa própria. O pai faleceu com complicações de diabete, a mãe é viva e saudável. Informou que não existe nenhum relato de familiares próximos com problema psiquiátricos. Informou que não faznenhum uso de drogas ilícitas e não possui alergia a medicamentos.
O paciente procurou ajuda de um profissional em psiquiatria, se queixando de ser tímido e ter muita dificuldade de falar em público. Nas primeiras sessões como psiquiatra, o paciente relatou que se sentia inferior e muito triste devido as suas limitações.
Sobre sua dificuldade de falar em público, ele comenta, que desde o período em queiniciou seus estudos, já tinha dificuldade de manter um contato social com as pessoas. E que já existia uma grande dificuldade de ler em voz alta em público. E diante dessa situação apareciam vários sintomas físicos como: sudorese, gagueira e tremedeira nas mãos. Sendo assim, os professores evitavamchama-lo, para qualquer atividade em público.
J. Quando iniciou sua carreira militar, apresentou várias dificuldades em comandar grupos de pessoas dentro da corporação. Relata que tinha vontade de sumir do local em que estava, sentia taquicardia, mas como precisava do emprego tentou vaga num local, mas burocrático, ou seja, com menos pessoas lhe observando.
Seus sintomas só pioraram com o nascimento do seu filho, o paciente se viu diante de uma situação onde teria que manter o contato com outras pessoas devido à responsabilidade que agora tinha de ser pai. Ele estava tendo oportunidade de viver novas situações em que se recusava, temendo a observação das pessoas. Sua esposa o aconselhou a procurar ajuda de um profissional, e ainda assim o paciente se recusava, chegando a ter várias