Casos Clinicos
1º Caso clinico
Os sintomas clínicos apresentados, como bradicardia, diminuição da pressão arterial e temperatura, assim como o aumento de peso e depressão são característicos de hipotireodismo, pois os hormônios T3/T4 são responsáveis por manter a temperatura do organismo ao promover a utilização de glicose para geração de energia (cadeia respiratória > liberação de calor e ATP); também promovem o aumento dos batimentos cardíacos e lipólise. Desse modo, ao ocorrer a diminuição destes hormônios, o quadro é característico.
O paciente apresenta diminuição do número de hemácias devido ao consumo diminuído de oxigênio pelo organismo (metabolismo mais lento). A dosagem de anti-tireoglobulina e anti-TPO mostrou valores aumentados, pois o hipotireodismo é causado por bloqueio inicial da produção de T3/T4 por doença auto-imune (Hashimoto), desse modo, estes são os marcadores da doença.
O tratamento é feito com reposição do hormônio tiroxina (T4), e a doença deve ser monitorada com dosagem anual de TSH.
2º Caso clinico
O paciente apresente valores de Cálcio baixo 8,5 (valores de referencias: 8,6 – 10,3 mg/dl e PTH elevado 1308,9 pg/ml (valores de referências: 11 – 67 pg/ml). Como o paciente apresenta dosagem aumentada de Creatinina e Ureia (enfermidades renais com diferentes tipos de lesões causam o aumento dos teores de uréia plasmática) e também pela hemodiálise realizada semanalmente, o diagnóstico pode ser de Hiperparatireodismo secundário à doença renal crônica. Possivel Tratamento: Corrigir a insuficiência renal, suplementação com cálcio e vitamina D. Dieta rica em cálcio e banhos de sol para sintetizar vitamina D.
3º Caso clinico
Inicialmente, o paciente apresentava dosagem baixa de TSH, o que sugere doença tireoide, principalmente hipertireodismo (há muito t3/t4 para realizar o feedback negativo na hipófise). Com o passar do tempo, ocorreu aumento deste hormônio progressivamente, e este se