Casos Clinicos
O enfermeiro deve está atento às informações e investigar as possíveis causas da diarreia que acomete o filho de dois anos de dona Filomena, deve-se saber o histórico e o numero de episódios diarreicos e obter fezes para cultura. O enfermeiro deve avaliar o medicamento indicado pela vizinha e informar sobre o perigo da automedicação, deve- se cuidadosamente ter uma conversa sobre os saberes populares salientando que juntamente com os saberes científicos eles seriam mais eficazes. Deve-se investigar qual estava sendo a dieta da criança e orientar quanto à dieta correta, observando os padrões financeiros e orientando uma dieta que caiba na realidade dessa família, orientar quanto o cuidado na higiene e preparo dos alimentos. Orientar quanto o aumento da ingesta hídrica, observar os sinais vitais e turgor da pele. O enfermeiro deve ser capaz de identificar os fatores que possam causar a diarreia e contribuir para a sua ocorrência e caso após todos os cuidados tomados a diarreia ainda persista encaminhar a consulta medica. Deve ser realizado todo o exame clinico e físico do filho de quatro anos da Dona Filomena, atentando para o seu problema respiratório, auscultar os sons respiratórios observando as áreas de ventilação e fazer a palpação, investigar as possíveis causas e iniciar tratamento adequado. Informar sobre as reações medicamentos proveniente da medicação utilizada na nebulização e sobre o perigo da super dosagem.
CASO CLINICO 5
Oferecer apoio na fase do luto e caso necessário encaminhar o paciente para aconselhamento adequado. Orientar a família quanto à alimentação adequada. Realizar exames físicos e verificar os sinais vitais.
Orientar a família e ao paciente quanto a higiene de seu Toinho, informando a sua importância para uma melhor qualidade de vida, informar quanto ao perigo da automedicação e avaliar qual medicação estava sendo tomada, encaminhar a ESF do bairro para maiores investigações da saúde do idoso e caso necessário