caso clinico
INTRODUÇÃO 1
APRESENTAÇÃO DO CASO CLÍNICO 3
DISCUSSÃO DO CASO CLÍNICO 5
APROFUNDAMENTO 12
RESPOSTAS DO CASO CLÍNICO 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27
I. INTRODUÇÃO
A dislipidemia pode ser definida como sendo o aumento anormal da taxa de lipídios na corrente sanguínea. Um fator que está diretamente relacionado com a dislipidemia é a síndrome da resistência insulínica. No adipócito, a resistência insulínica causa um aumento na liberação de ácidos graxos livres, enquanto no fígado determina uma menor supressão na síntese de VLDL. O resultado do processo é a liberação de um excesso de partículas de VLDL grandes, ricas em triglicerídeos, que por sua vez geram uma cascata de eventos de troca que culminam com a redução nos níveis de colesterol HDL. Outras alterações ocorrem tais como a redução da ação da lipoproteína-lipase e o aumento da ação da lipase hepática.
Essa combinação de níveis elevados de triglicerídeos e níveis reduzidos de HDL associa-se com a aterogênese. O rompimento de placas de ateroma nas artérias coronárias pode gerar o infarto do miocárdio. De fato, os hábitos de vida da atualidade, como sedentarismo e má alimentação, parecem explicar as altas taxas de mortalidade por infarto do miocárdio no Brasil.
II. APRESENTAÇÃO DO CASO CLÍNICO
Identificação: S.R.S., 65 anos, sexo masculino, aposentado, casado, natural do Rio de Janeiro
Queixa e duração: dor no peito, mal estar e sudorese com duração de mais de 1hora.
História da doença atual (HDA) – refere início da dor há 15 dias, com quadro de dor torácica retroesternal, de média intensidade e tipo compressão, às vezes em aperto, sem irradiação, não relacionada com a respiração. Há 7 dias apresentou novo episódio idêntico ao primeiro, relacionado a esforço físico efetuado, sendo que desta vez a dor irradiou para o braço esquerdo e região dorsal do tórax, com duração de 10 minutos, que melhorou com repouso. Notou que os episódios de dor