Caso Clínico
1.1. História Clínica
Identificação do paciente
Maria Edilene da Mota, 16 anos, sexo feminino, cor parda, casada, estudante, natural de Fortaleza e procedente de Morrinhos. Mora em casa própria com 2 cômodos, com o esposo. Tem renda mensal de R$ 500,00 proveniente do trabalho do esposo. Queixa principal
Paciente refere: “Senti fortes dores na barriga e dores nos rins”.
Diagnóstico principal Apendicectomia + Curetagem uterina
História da doença atual
No início do mês de fevereiro a paciente estava grávida de quatro meses quando sentiu dores na região do abdome e nos rins, foi, por conta própria ao hospital de sua cidade, onde foi medicada com fármacos para dor. Retornou mais três vezes ao hospital onde seguiram com o mesmo procedimento. Então na quarta vez foi transferida do hospital de sua cidade e admitida na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e posteriormente encaminhada para a emergência, onde ficou por uma noite. Posteriormente foi internada na maternidade, ficando cinco dias aguardando procedimento. No dia 19 de março de 2013 a paciente foi submetida a cirurgia de apendicectomia e ficou internada no setor São José. No dia 26 de março de 2013 a paciente sofreu um aborto espontâneo, sendo realizada curetagem uterina devido a perda de seu concepto com 22 semanas e 3 dias de gestação. Após a cirurgia apresentou episódios de vômito o que ocasionou deiscência (abertura de suturas) e evisceração (ruptura de todas as camadas da parede abdominal com exposição das vísceras abdominais), que veio a ser fechada. Contudo não ocorreu a devida cicatrização e a ferida operatória está aberta. A paciente encontrava-se deitada no leito, aceita bem a dieta ofertada.
A paciente encontra-se tomando os seguintes medicamentos:
Medicamentos
Indicação
Cefepime
É um antibiótico cefalosporínico e sua eficácia é refletida pela melhora do estado geral do paciente com regressão dos sinais e sintomas da infecção.