Caso Clínico FAP
Acadêmica: Ruhama Mírian
Caso Clínico:
A adolescente Maria (nome fictício) tem 19 anos cursa ensino superior, mora com sua família, solteira, trabalha em no setor administrativo de uma grande empresa de sua cidade, muito extrovertida, alegre e solteira.
A irmã de Maria nota um estranho comportamento de que quando as coisas não saem com ela planejou ou que a deixam magoada, ela tem significativas variações de humor e começa a comprar de forma compulsória. Comportamento notado também pelas colegas de classe que a orientam a buscar ajuda de um profissional, afim de que ela tenha uma melhor condição para viver.
Ao passar das sessões o terapeuta repara que a mania de comprar já virou obsessão, então começa a comentar que em determinada loja tinha várias coisas que eram a cara dela, que em outro lugar tinha muita coisa bonita e ela respondia dizendo que ao sair dali passaria na tal loja e compraria o produto, e assim era feito.
Em outra sessão, o terapeuta levou propositalmente para o consultório pares de sapatos para vender e ofereceu para Maria, ela prontamente comprou- Aparecimento do problema durante a sessão CRB1- O comportamento do terapeuta de comentar sobre as lojas e de levar ao consultório os sapatos fez com que o CRB1 se mostrasse. Com isso, o terapeuta pode descobrir que Maria era portadora de Oniomania que é o transtorno do consumo compulsivo.
Ao longo de várias sessões Maria foi tomando consciência de que ela era compulsiva e que isso só a prejudicava, pois quando estava triste ou com raiva comprava, mas não pensava que não precisava e que depois poderia não ter dinheiro para pagar o que ocasionaria outra preocupação, outro estresse e possivelmente outra compra. Comportamento sabiamente reforçado pelo terapeuta. Aparecendo assim o CRB2- quando a Maria reconhece que tem um problema.
Logo mais ao ser questionada o motivo das compras, Maria revela ao terapeuta que compra muito por que assim