FAP - UM RECORTE
1- Introdução
De forma breve a FAP é uma especificidade dentro do tema relação terapêutica. A relação terapêutica é mais abrangente e a FAP é uma estratégia de intervenção e foi desenvolvida no contexto da Análise do Comportamento por volta de 1987.
A FAP baseia-se nos Comportamentos Clinicamente Relevantes (CRBs) e utiliza-se destes para que os progressos do cliente ocorram durante a sessão e estes sejam naturalmente reforçados pela ações e reações do terapeuta em relação ao cliente. Os comportamentos do cliente são seus problemas, progressos e interpretações. Os comportamentos do terapeuta são os métodos terapêuticos, que incluem evocar, notar, reforçar e interpretar o comportamento do cliente (KOHLENBERG; TSAI , 1991).
.
2- Recortes de relatos das sessões e/ou de algumas análises
Nessa sessão serão inseridos alguns recortes e/ou falas que foram julgados necessários para o entendimento e desenvolvimento do trabalho como um todo. Tais relatos foram obtidos com a aluna do 5° ano que atende o caso e estes consistem em características ou fatos marcantes de repertório comportamental de Y. São eles:
- Nota-se que o processo de tomada de decisão do cliente é bastante sensível a opiniões de outras pessoas (exemplo da escolha de orientador, escolha do curso, decidir se namoraria ou não e decidir se continuaria ou não fazendo jornalismo. Y. respondeu que faz isso com frequência e que seu namorado já o criticou).
- Querer fazer sempre o melhor (e sozinho) e, também, sobre seu “espírito de competitividade”. Muita exigência de si mesmo (o caso do TCC por exemplo).
- Fato de ter sido muito cobrado ao longo de sua vida em