mão de obra qualificada
Descobertas científicas referente aos materiais semicondutores começaram no final do século XIX, quando diversos cientistas estudaram os efeitos da retificação voltaica em compostos químicos, que são os Sulfetos metálicos e elementos como o Selênio.
De acordo com a descoberta do físico alemão Karl Ferdinand Braun em 1874, certos minerais como a galena ou Sulfeto de Chumbo, tinha a propriedade da condução, que permitia a passagem de impulsos elétricos de corrente alternada em apenas uma direção impossibilitando o retorno.
A primeira junção metálica semicondutora foi criada a partir do contato de um fio metálico sobre a superfície do mineral galena.
Um fenômeno bastante simples foi principio da detecção por cristal, que opera como um retificador, convertendo a radiação de alta freqüência da corrente alternada para a corrente continua. Temos também o detector de Pickard fabricado desde 1906, usada de forma prática somente em 1908, pelo pesquisador H.H.C. Dundwoody. E inventou também o detector de Carborundum para detecção de ondas eletromagnéticas. Como o diodo de Fleming em 1904 e, finalmente com o surgimento do triodo, inventado por Lee de Forest em 1906.
Foto 2: detector a cristal (a detector mineral;b soquete para o detector;c contato metálico)
Foto 3: Detector mineral de Carborundum permanente, fabricado na Inglaterra e acessórios para sua correta instalação.
Foto 4: - suporte para detector de radiofreqüência com a replica do coesor inventado por Branly; - Eletroscópio de folha de ouro; -Dispositivo de fagulhamento rotativo; E detector de carborundum.
Foto 5: A e C são diversos tipos de galena ou sulfeto de chumbo; e letra B é um detector a cristal comercial, vendido com o nome de Cymosite.
Foto 6: primitivo radiorreceptor a cristal, mais conhecido como rádio Galena.
REFERENCIA
ORTON, J. A história dos semicondutores, Oxford University Press(2004, reimpressão 2006)
Conclusão
Os semicondutores têm