Case Magazine Luiza
Professora Luciana Onusic
Caso de Harvard – Magazine Luiza
Bruno Yamakawa Yoshioka
Guilherme Nunes
Henrique Leandro
Marcelo Saito Jr
Rafael Pieragnoli
Renan Cheberle
1. História da Magazine Luiza
a) Fundação:
Em 1957 o casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato compram uma pequena loja de presentes na cidade de Franca, interior de São Paulo, chamada “A Cristaleira”, e a inauguram no dia 16 de novembro. Tem início o que seria uma das maiores redes de varejo do País, o Magazine Luiza. O nome da loja foi escolhido em um concurso cultural, promovido em uma rádio local – um exemplo de que, desde então, a empresa ouve e respeita a opinião de seu público.
b) Cultura da empresa:
A forma de se relacionar, tanto com o público interno quanto com o externo, é disseminada por todos na empresa e cresce de forma natural junto com a companhia, sendo levada aonde quer que esteja o Magazine Luiza. O “Jeito Luiza de Ser”, que coloca as pessoas sempre em primeiro lugar, direciona o comportamento e as ações a serem praticadas pelos líderes, colaboradores e todos aqueles que, direta ou indiretamente, se relacionam com a companhia.
c) Gestão familiar? Houve mudança na gestão?
Sim. Trata-se de uma gestão familiar, já que, desde sua inauguração, foi presidida pelo casal fundador, Luiza Trajano e Pelegrino José Donato, até 1991, quando sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, assumiu o posto e preside ate hoje, criando a Holding LTDA, mudando o modelo de gestão, que agora vai buscar alavancar a expansão nos negócios, com o objetivo de fortalecer a empresa.
d) Expansão e localização geográfica das lojas:
A Magazine Luiza iniciou sua expansão na década de 70 adquirindo lojas no interior do Estado de São Paulo. Nos anos 80, chega ao Triangulo Mineiro, no Estado de Minas Gerais. Depois de um longo período volta a adquirir lojas no interior de São Paulo nos anos 2000 e também no Rio Grande do Sul, Santa