Case magazine luiza
São Paulo
2011
RESUMO
Uma empresa familiar que leva o nome da dona. Foi assim que o Magazine Luiza consolidou um posicionamento de destaque no mercado nacional. Durante os seus 50 anos, a rede já festejou muitas conquistas até se tornar a 3ª maior do varejo brasileiro.
A história da rede, que desde 1992 atua sem nenhum prejuízo, é marcada por iniciativas arrojadas: foi pioneira na abertura das chamadas lojas virtuais e é conhecida nacionalmente por campanhas promocionais que levam multidões às suas lojas.
O segredo do sucesso da empresa é profissionalismo, velocidade, qualidade e agilidade, tendo o cliente como centro de negócio e nunca perdendo de vista a responsabilidade social. O Magazine Luiza é uma empresa que não busca apenas vender produtos, sua meta é apresentá-los mostrando a felicidade que a aquisição de cada item pode gerar ao cliente. Hoje, a rede atende mais de 5 milhões de clientes e mantém o carisma e marca o atendimento próximo.
Palavras-chave: Loja virtual. Qualidade. Responsabilidade Social. Campanhas Promocionais. Felicidade ao cliente.
INTRODUÇÃO
Baseado em Franca, interior de São Paulo, o Magazine Luiza foi fundado em 1957 por Luiza Trajano Donato, tia de Luiza Helena, conhecida como “Tia Luiza”.
Luiza Helena Trajano cresceu vendo sua tia trabalhar. A partir dos 12 anos, passava alguns fins de semana e férias do lado de dentro do balcão; aos 18 anos, começou a trabalhar em tempo integral, estudando à noite; foi vendedora, encarregada de cobranças, encarregada de lojas, gerente de loja, diretora comercial. Formou-se em direito e fez vários cursos de administração.
Desde sua ascensão à superintendência, em 1991, a empresa quintuplicou seu faturamento e se tornou modelo de gestão. Luiza Helena costuma surpreender pela simplicidade e franqueza. O ambiente despojado chama a atenção de quem sai do elevador no primeiro andar de um prédio antigo