Estratégia - case magazine luiza
Essa configuração da sociedade deve-se a um sistema logístico mal desenvolvido, pois não há uma troca significativa de mercadorias, resultando em pouca variedade das mesmas.
Entretanto, hoje, vemos um cenário totalmente diferente. A evolução do sistema logístico propiciou a separação geográfica dos centros de produção e consumo; as regiões começaram a se especializar nas mercadorias que eram vantajosas devido a terra ou clima e exportar o excesso de forma econômica e ágil.
As grandes empresas tem se especializado em formas eficientes de transporte e armazenagem devido principalmente a:
- Conceito de gerenciamento coordenado de atividades relacionadas;
- Conceito de que a logística valoriza mercadorias e serviços, essencial para a satisfação dos clientes.
Portanto, a função da logística é planejar, implementar e controlar o fluxo do produto ou serviço no lugar e tempo certo, de maneira econômica para a empresa e atendendo as exigências dos clientes.
Ao longo do canal de suprimentos as matérias primas são transformadas em produtos finalizados. No entanto, a fonte de tal matéria prima, a fábrica e o comercio são distantes entre si, necessitando assim de um conjunto de atividades logísticas funcionais.
Porém, para muitas empresas, a cadeia de suprimentos não termina quando o produto chega ao cliente. Por tornar-se obsoleto ou estragarem há necessidade do gerenciamento de um canal logístico reverso, onde o produto será descartado ou consertado.
A organização de uma empresa é dividida em:
- Atividades-chave (ocorre em todo canal logístico): padrões de serviço ao cliente, transporte, administração de estoque, fluxo de informação e processo de pedidos.
- Atividades de suporte (depende das circunstancias):