Estratégia - case magazine luiza
Aluno: Dercio Petrin
Turma: GE Bota-83
1. Analisando esse relato sobre o Magazine Luiza, como você acha que se desenvolve o processo estratégico desta empresa?
Desde o início o Magazine Luiza definiu o seu negócio: atuar no ramo do varejo. O processo estratégico recente da empresa teve como base as declarações da visão, missão e valores da organização:
- Visão: inovação e confiança nas pessoas;
- Missão: ser uma empresa de competitividade, inovadora e ousada;
- Valores: pessoas comprometidas, ética, evolução e lucro.
Utilizando-se das análises de ambiente externo e interno, a empresa avaliou as oportunidades e ameaças do mercado, suas forças e fraquezas. Inicialmente, posicionou-se nas cidades do interior para evitar a forte concorrência dos grandes magazines e ganhou mercado utilizando suas forças, baseadas na inovação e na qualidade dos seus funcionários, prestando um atendimento diferenciado em suas lojas.
Por sua atuação no mercado de varejo existente, o Magazine Luiza adotou uma estratégia de penetração de mercado (produtos existentes), inicialmente com uma combinação de diferenciação, focando o seu pessoal no atendimento e tratamento intimista com ao cliente e, atualmente, com liderança no custo total, devido a seu grande crescimento e participação no mercado de grandes centros.
Para a operacionalização dos planos de ação e controle, a rede utiliza a forte capacitação técnica e desenvolvimento de competências dos recursos humanos, permitindo assim a obtenção de vantagem competitiva.
2. A que você atribui o sucesso da rede, em comparação com os concorrentes?
Em comparação com as Lojas Maia e as Lojas Marabraz, creio que o sucesso da Magazine Luiza se deve principalmente à formulação de estratégias de recursos humanos alinhadas ao negócio. Os fatores de sucesso estão alicerçados em pessoas: agilidade nas decisões, preservação da cultura, ousadia e pioneirismo, funcionários fiéis e liderança forte. Eles são o diferencial em