Cartas
Título: Educação e Formação em Portugal
Autor: Ministério da Educação
Editor: Ministério da Educação
Impressão: Editorial do Ministério da Educação
Design gráfico: WM.Imagem Lda
Tiragem: 3.000 exemplares
Setembro de 2007
ISBN: 978-972-614-413-7
Depósito Legal: 265 059/07
Educação e Formação em Portugal
Índice
Prefácio
3
1.
O Sistema Educativo
9
2.
Educação Pré-Escolar
11
3.
Ensino Básico
13
4.
Ensino Secundário
17
5.
Educação e Formação de Jovens e de Adultos
21
6.
Ensino Superior
25
1|
Educação e Formação em Portugal
Prefácio
O reforço da qualificação dos portugueses constitui o principal desafio estratégico que orienta as prioridades definidas em matéria de política educativa. Essas prioridades inscrevem-se no quadro definido pela Estratégia de Lisboa, reconhecendo a educação e a formação como factores insubstituíveis de desenvolvimento económico e tecnológico, da coesão social, do desenvolvimento pessoal e do exercício pleno da cidadania.
Nas últimas décadas, Portugal tem feito um enorme esforço de qualificação escolar da população, que se traduziu em progressos substanciais em matéria de educação. Contudo, o país continua a apresentar um défice estrutural de formação e qualificação da população que exige uma aposta clara e persistente na resolução dos problemas que têm impedido a convergência com os actuais padrões da União Europeia, nomeadamente os níveis de insucesso e abandono escolares e o défice de qualificações da população activa. A superação destes obstáculos só é possível através da concretização de medidas que coloquem a escola no centro da política educativa, qualificando-a, melhorando o seu funcionamento e organização e os resultados escolares dos alunos.
Nos últimos 20 anos, Portugal, à semelhança do que aconteceu noutros países europeus, definiu uma escolaridade básica de 9 anos, organizada em
três