Recomposição de flora
O presente estudo tem como objetivo apresentar o Projeto Técnico de Reconstituição Recomposição da Flora - PTRF a ser implantado na área de reserva legal na propriedade rural denominada Paiol de Fora, localizada no município de Capelinha, no estado de Minas Gerais.
Os requisitos necessários para elaboração do trabalho foram baseados no Anexo I da Deliberação Normativa COPAM nº 76, de 25 de outubro de 2004, que dispõe sobre a interferência em áreas consideradas de Preservação Permanente e dá outras providências., emitida e disponibilizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), obedecendo às diretrizes estabelecidas na legislação ambiental vigente.
1
1. INFORMAÇÕES GERAIS Denominação da Propriedade: Paiol de Fora
Área da propriedade: O referido imóvel rural possui área total mensurada de 5,0 hectares (ha), e encontra-se registrada no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Capelinha/MG.
Roteiro de acesso: O Sítio Paiol de Fora, objetivo do presente estudo, encontra-se inserida dentro dos limítrofes do município de Capelinha, que por sua vez, localiza-se na porção nordeste do estado de Minas Gerais, na Mesorregião do Jequitinhonha, há 440 km da capital Belo Horizonte.
Áreas de Reserva Legal: A Reserva Legal é formada por três porções distintas da propriedade, num total de 1,05 hectares (ha). A Reserva 1 – corresponde a uma área de 0,24 ha caracterizada por mata secundária formado predominantemente por espécies herbáceo-arbustivas. A Reserva 2 – corresponde a uma área de 0,13 ha recoberta por mata ciliar, remanescente da mata do Córrego Paiol de Fora. A Reserva 3 – corresponde a uma área de 0,68 hectares recoberta por cultivo de café. Ver fotos em anexo.
Área a ser recuperada: A área proposta para a reconstituição da flora, através da regeneração natural, está inserida na Reserva Legal 1. Esta área foi escolhida em função de ser a única Reserva que se encontra com a vegetação totalmente descaracterizada e apresenta