Topicos de mkt
ÍNDICES DE SUCESSO E CRITÉRIOS DE SUCESSO
Com o consumidor tento mais acesso a informação, sendo bombardeado com lançamentos de novas marcas e produtos, seu grau de exigência só vem aumentando, o que torna o desafio ainda maior para as empresas que lançam novas marcas.
Vemos exemplos de empresas antigas, com colocação muito boa no mercado, com forte share e algumas até TOP OF MIND, algumas marcas novas já líder de mercado, mas por outro lado é muito comum marcas desaparecerem no mercado, algumas até recém lançadas. Muitos fatores estão relacionados a esses casos de sucessos e fracassos dessas novas marcas.
Historicamente a criação da marca já existe desde os primórdios da comercialização em média e grande escala, a necessidade de que os produtos fossem identificados veio com mais força após a revolução Industrial. Já nesse período existia a preocupação com a imitação do produto e para evitar tal fato, o nome do produto, sua identificação, era de suma importância. Sem contar que a forma de comercialização mudara também, já não era tão pessoal, o fabricante não tinha mais influência na hora da venda, pois o mesmo não poderia estar em todos os pontos onde seu produto seria comercializado, ou seja, o consumidor teria que perceber e associar o produto, mas como? Através de um nome (marca), assim facilitaria a identificação.
Podemos considerar a marca um conjunto de percepções, e todas elas são produtos. Para sua construção são necessários muitos detalhes e pontos de atenção, primordialmente deve ser baseada no consumidor, um outro ponto importante é a concorrência, na construção da marca os esforços devem ser definidos e avaliados com a comparação, ainda mais no mercado atual que o esforço para inserção de uma nova marca é muito maior devido a quantidade de concorrentes já existentes, alguns já muito tradicionais.
Já o produto para se tornar uma marca é necessário um combinação de benefícios tangíveis e intangíveis, e essa combinação precisa ser