Carta
Planilha digitada manualmente;
Calculo manual, sem formulas nas células.
O processo consiste em passar todos os dados contidos na fatura para a planilha, e realizar o calculo. Com a chegada da nota é necessário subtrair o total dos pedidos menos o valor da nota gerando o total da taxa:
PEDIDO – VALOR DA NF = TOTAL DA TAXA APLICADA
No rateio o valor da taxa era igual para todos os centros de custo, por exemplo: total de taxa de 2.000 dividido por 30 centros de custo = 66,67 de taxa para todas as filiais independentes quantidade de funcionários.
VEJA EM RATEIO MODELO 1 E 2.
COMO É FEITO ATUALMENTE
Foi inserida formulas na planilha para agilidade no cálculo e na redução do erro, bem como as taxas passaram a ser aplicadas proporcionalmente pela quantidade de funcionários em cada centro de custo. VIDE RATEIO 03
RATEIO UNIMED
Impreciso, dados “alocados” de forma aleatória;
Excesso de informações;
Planilha com algumas formulas, porem não calculava-se de forma correta
Depois de preenchida essa aba da planilha a mesma alimentava automática a próxima chamada de rateio que apresentava a informação mais resumida. Quando os valores finais não eram iguais a nota, os mesmos eram alterados manualmente para realizar o fechamento do valor, gerando erros de valor em vários centros.
PARA TENTAR SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA, foi criado uma nova base de dados onde foram identificados vários colaboradores desligados onde a PIA ainda pagava o plano, feito as excussões gerais um novo modelo foi feito em parceria da seguradora sbm, agora as taxas estão alocadas exatamente no centro de custo pertencente a pessoa.
Outro PROBLEMA, os paulinos, para pedidos de VT cada um esta alocado em um centro de custo diferente, para o caso da UNIMED estão todos no centro 01000.
As mudanças de centro de custo não são passadas.
Não existe um modelo de raio padrão.
Sugestão:
Todos os