Carta dos direitos dos usuários da saúde
O interesse desse estudo foi despertado para saber quais são os direitos os seus deveres dos usuários do SUS, tendo como base uma carta que alguns órgãos, entidades e até mesmo o Ministério da Saúde fizeram para divulgar as pessoas que baseiam nos princípios básicos de cidadania, que asseguram ao cidadão de ter um direito básico ao atendimento e/ou ingresso nos sistemas de saúde.
As leis foram feitas para servir como base tanto para a população quanto para os profissionais de saúde, nele você pode validar os seus direitos e ajudando para que o Brasil possa ter um atendimento com mais qualidade.
CARTA DOS DIREITOS DOS USUARIOS DA SAÚDE
Alguns órgãos, entidades e até mesmo o Ministério da Saúde fizeram uma carta divulgando os direitos e deveres dos usuários, do cidadão e também dos gestores, e que tem como base as leis existentes. Segundo as leis tem o direito de promoção, proteção e recuperação da saúde promovida pelo SUS.
Como todas as pessoas tem o seu direito como também tem o seu dever, assim os usuários do SUS tem o seus direitos e deveres. Os usuários têm vários direitos sobre a saúde, como por exemplo, o conforto e as informações claras que se faz com o paciente, informando os parentes familiares e/ou acompanhante.
Os deveres do usuário é manter o ambiente adequadamente limpo, organizado, ter um bom comportamento para se comunicar com os profissionais existentes na unidade, não adianta ajudar a preservar o ambiente mais também dar informações corretas tanto nos endereços de moradia como também as queixas presentes e se já teve antes os sintomas antes de procurar a unidade, falar tudo o que já aconteceu com a pessoa.
Os gestores, que são as três esferas tem o seu dever de atender as pessoas com qualidade, com informações claras, sem demonstrar algum tipo de preconceito ( raça, etnia, deficiência), promover, incentivar e implantar formas de participação dos trabalhadores e usuários.
A Lei 8080, de 9 de setembro de 1990, fala das