Hinduísmo
Hinduísmo Foto da religião
Nome:
Turma:
Porto Alegre, 00 de ........ de
HINDUÍSMO
Origem: Índia. A mais antiga das religiões. Seus seguidores o chamam de religião eterna.
Filosofia: Os objetivos da vida de um hindu são quatro: a) Kama: os prazeres psico-físicos; b) Arta: conseguir os meios materiais para o sustento de si e dos que dependem dele; c) Dharma: a observância da lei; d) Moksa: a libertação final das reencarnações.
Transmigração das Almas – as almas são eternas e passam de uma vida para outra, numa sequência que pode incluir a queda para estágios inferiores. O novo modo de existência depende das atitudes boas ou más da existência anterior.
Caminho da Salvação – existem basicamente três caminhos para se chegar à libertação definitiva: o caminho da ação desinteressada, o caminho da contemplação amorosa e o caminho do conhecimento do absoluto.
O banho purificador no Rio Ganges, ao nascer do sol.
O respeito por todos os animais, particularmente a vaca, o macaco e a serpente, considerados sagrados, porque de preferência é neles que a divindade costuma-se manifestar. A vaca é consagrada à deusa do amor e é símbolo da maternidade.
Crença: Acreditam que o universo é uma grande esfera dentro da qual existem céus concêntricos, infernos, oceanos, continentes e que a Índia é o centro desta esfera. A vida humana é cíclica: depois de morrer, a alma deixa o corpo e renasce em outra pessoa, animal, vegetal ou mineral. A qualidade da reencarnação vem determinada pelo carma.
São várias as divindades, estabelecem Brahma como o deus principal e o princípio criador.
Agni é o pai dos homens, deus do fogo e do lar.
Indra rege a guerra. Varuna é o deus supremo, rei do universo, dos deuses e dos homens.
Ushas é a deusa da aurora.
Surya e Vishnu, regentes do sol.
Shiva, da tempestade.
O ser humano pode garantir a amizade dos deuses através de atos apropriados (ritos). Um