Steven joabs
O sucesso de Steve Jobs é reconhecido internacionalmente do mesmo modo que a corporação que ele criou, a Apple, é detentora de um dos mais altos valores de mercado dentre todas as grandes empresas do mundo.
Quando se observa para o alcance e o porte que Steve Jobs conseguiu alcançar com seus negócios, levando-se em conta todos os desafios que se apresentam para o desenvolvimento de qualquer empreendimento, torna-se inevitável lançar questões sobre quais foram os elementos que convergiram de modo favorável para Jobs superasse as adversidades, mantivesse a capacidade criativa e perdurasse com a força da liderança que levaram sua empresa ao patamar que ela alcançou no mundo dos negócios.
Evidentemente, não é fácil responder a este tipo de questionamento. Cada pessoa vai procurar explicar de uma forma própria e é provável que jamais consigamos chegar a um consenso absoluto a este respeito, assim como, jamais teremos absoluta convicção de que as tentativas de resposta que apresentamos tenham sido, de verdade, fatores determinantes para as conquistas de Steve Jobs.
Mas, ainda assim, temos todos o direito de emitir nossas opiniões, razão pela qual esboço aqui minha interpretação.
Há alguns anos, assumi como tarefa lecionar filosofia em cursos de administração de um Centro Universitário de Ribeirão Preto. A disciplina filosofia estava sendo introduzida nos cursos de administração por força de uma resolução do Conselho Federal de Administração, como disciplina obrigatória. Os alunos não entendiam bem o motivo e a literatura disponível no Brasil não tinha foco na atividade acadêmica, pelo que pecava em sua estrutura didática.
Mas, mesmo assim, aceitei as aulas e comecei a trabalhar, procurando aproximar a abordagem dos principais problemas filosóficos, como a ética e a lógica, por exemplo, da experiência vivencial dos gestores das