cardápio e ficha técnica
INTRODUÇÃO
A alimentação é um dos fatores mais importantes na vida do ser humano, tanto por razões biológicas, como sociais e psicológicas. Para obtenção de uma alimentação saudável e de qualidade que atenda às corretas condições higiênico sanitárias, os cuidados desde a obtenção dos alimentos até o preparo final devem ser de extrema importância.
Na alimentação coletiva, o fornecimento de uma refeição deve ser equilibrada nutricionalmente, apresentando bom nível de sanidade, e que seja adequada ao comensal. Além desses aspectos ligados à refeição, uma Unidade de Alimentação e Nutrição objetiva, ainda, satisfazer o comensal no que diz respeito ao serviço oferecido.
O grande desafio do nutricionista é o de considerar, no processo de elaboração de refeições, não apenas aspectos quantitativos – em relação aos nutrientes, ou de segurança microbiológica – mas de contemplar, de forma conjunta, ações direcionadas ao desenvolvimento de técnicas de preparo que associem ao mesmo tempo saúde e prazer.
Para uma boa organização, controle gerencial, facilidade na hora das preparações dos pratos e, portanto, útil na elaboração dos cardápios, utiliza-se as fichas técnicas. A implementação destas beneficia todas as categorias envolvidas no processo de produção: facilita o trabalho do profissional de nutrição, promove o aperfeiçoamento dos funcionários e, principalmente, na medida em que permite controlar o valor energético total e os nutrientes fornecidos, promove a melhoria da saúde da população atendida.
O Cardápio também chamado menu, carta ou lista é a relação das preparações ou listagem de pratos que compõem uma refeição, sendo o veiculo de informação, venda e publicidade de um restaurante, e que tem por finalidade auxiliar os clientes na escolha de alimentos e bebidas. O cardápio deve ser cuidadosamente pensado e elaborado.
DESENVOLVIMENTO
CARDÁPIO
O cardápio deve ser cuidadosamente pensado e elaborado, para tanto se deve levar em contar alguns