Ficha técnica cardápio
Bridiana
Verdadeiros Poemas ao Paladar
Salvador – Bahia
2008
Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional
Verdadeiros Poemas ao Paladar
Este trabalho foi requerido como forma de avaliação parcial do curso de cozinheiro realizado no Senac ( CEFH – II ) sobre a orientação do instrutor Cristiano Santos Ribeiro
Salvador – Bahia
2008
Apresentação
O Cardápio Verdadeiros Poemas ao Paladar foi criado para um jantar contemporâneo que reúne a flexibilidade, a criatividade na forma de preparar e apresentar os pratos de base tradicionais. “Meu barato é fazer uma releitura de pratos tradicionais dentro da base francesa ou italiana, buscando leveza e modernidade.”
A Culinária Contemporânea é também um rótulo dos que criam e recriam receitas, dando asas à imaginação, agindo com liberdade, mas responsabilidade, com muito respeito aos sabores e propriedades dos alimentos.
Para quem gosta de boas descobertas e surpresas gustativas é o cardápio perfeito!
Entrada: Salada Contemporânea á base de queijo parmesão, um queijo italiano, com sabor adocicado ligeiramente picante, folhosos, frutas e molho francês. Uma Salada fresca e multicolorida. Excelente para o começo de uma noite especial.
Prato Principal: Filé ao molho de ervas guarnecido com purê de inhame e arroz com açafrão e castanha de caju. Uma junção dos melhores ingredientes nacionais e internacionais dando sabor requintado e ao mesmo tempo simples ao prato.
Vinho: maravilhosamente harmonizado com o Chateau la Mourelle 1997, da região de Bordeaux, França.
Sobremesa: O tradicional Petit Gâteau ganhou uma mistura nova de doce de leite com sorvete e calda de chocolate. O bolinho crocante e cremoso surgiu em Nova York, nas mãos de um cozinheiro que calculou mal o tempo para assá-lo. Um erro que virou um acerto. Um acerto que virou “coqueluche” no Brasil.
Por fim, uma noite que da entrada à sobremesa surge lindos poemas no