Trabalho sobre elaboração de cardápios
Introdução
A palavra menu vem do francês, tendo origem latina e significa lista detalhada ou minuciosa. Assim, sua função primordial é informar quais os pratos servidos pela casa, de modo que o cliente possa montar sua refeição.
Embora a carta de comidas seja, usualmente, denominada "Cardápio", "Menu" ou "Carta", não se deve confundir o que seja um Menu com o que seja uma Carte de Mets (carta de comidas), pois um profissional atuante na área de Alimentos e Bebidas deve ter conhecimento sobre o máximo de detalhes pertinentes a esse assunto.
O menu engloba um determinado número de pratos, previamente definidos e dispostos em seqüência para compor uma refeição completa. Esta seqüência começa com os pratos mais leves, evoluindo para os mais consistentes e terminando pelos mais delicados e/ou finos.
Uma carta de comidas simplesmente lista as preparações culinárias executadas pela casa, sem a preocupação com a ordem em que devem aparecer, bem como com o detalhamento de cada prato.
A função básica do menu, ou cardápio, é informar o que se encontra à disposição da clientela. Junto aos nomes dos pratos devem figurar seus respectivos preços, para que o cliente verifique se acha justo pagar aquele valor por aquela iguaria ou, até, se pode ou não pagar aquele preço, evitando constrangimentos e problemas na hora da apresentação da conta. É engano pensar que o pagamento da conta, pelo cliente, encerra o serviço do restaurante. Em verdade, isso só se dará depois de sua efetiva saída. Em casas que oferecem serviço de manobrista, por exemplo, o serviço só terminará depois da entrega do veículo ao seu condutor.
A importância do cardápio é grande, pois é a primeira determinação do restaurante, ou seja, é a primeira coisa a ser feita. A partir dele serão relacionados equipamentos e utensílios necessários para preparar e servir os pratos listados. De acordo, ainda, com os equipamentos a serem adquiridos é que o operador, ou gestor, irá dimensionar as