Conceito de Card pio e Menu
KAIQUE CERQUEIRA MAGANHA
ROSANA A. M. P. AZEITONA
CONCEITO DE CARDÁPIO E MENU
SÃO PAULO
2015
CONCEITO DE CARDÁPIO E MENU
O conceito de menu e cardápio segundo pesquisas realizadas tem o mesmo significado, é a relação dos pratos de uma refeição.
Cardápio ou menu é a forma que um estabelecimento tem de elaborar os itens disponíveis para que o cliente possa fazer suas escolhas. Nesta lista constam várias informações, agrupadas em vários setores, (carnes, massas, saladas, etc). Mostra também o tipo de serviço oferecido (fast-food, à la carte, churrascaria, etc). Através dele o cliente tem uma primeira visão dos alimentos que são servidos em determinados estabelecimentos, para a partir deste momento, iniciar o processo de escolha para consumo.
O objetivo do Cardápio é ser de fácil entendimento, para que o cliente possa fazer o maior número de escolhas.
Na prática o mesmo conceito de Cardápio e Menu se prestam para o mesmo objetivo. O Menu vem a ser uma estratégia que o estabelecimento usa para colocar algum prato em posição de destaque entre os outros na lista do cardápio.
Normalmente o Menu, é a sugestão do CHEF naquele dia, por diferentes razões, desde fazer o rodizio de alimentos que vão na elaboração do prato sugerido, até ser uma forma de divulgação do prato e consequentemente aumentando o número de vendas. A diferença entre eles é forma de divulgação que o estabelecimento utiliza para colocar um determinado prato em evidência dentre os outros na lista do
Cardápio. Esta divulgação acontece pela “sugestão do Chef” ou o menu daquele dia.
DIFERENÇA ENTRE CARDÁPIO E MENU
A maioria dos livros pesquisados coloca Cardápio e Menu num mesmo conceito em classificação. Mas na prática existe uma singular diferença. Os dois servem para expor aos clientes às opções e formas de preparação e combinações em cada prato escolhido, aguçando o cliente a escolha o maior número de pratos oferecidos no estabelecimento. O Cardápio nos ajuda a ver de