Tecnologia da informação
1. INTRODUÇÃO
A informação está presente em todos os setores da economia e é capaz de definir o valor de pessoas, procedimento, organizações, setores, empresas e países.
A Tecnologia da Informação abriu novas oportunidades para as empresas. Hoje ela está mais alinhada com o planejamento estratégico e é um importante fator competitivo, devido ao seu bom uso, muitas empresas conseguiram se destacar e atingir um grande nível de aproveitamento de seus recursos, além de tornarem-se competitivas e mais flexíveis diante de mudanças do mercado, isto graças aos diversos sistemas de informação disponíveis atualmente que ao longo das décadas foram se aperfeiçoando, com isso as empresas podem coordenar em conjunto com clientes e fornecedores as suas atividades auxiliando a alta gerência e focando em três pontos-chave: qualidade, custo e rapidez.
2. POR QUE A TI É IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS?
Ao longo da revolução tecnológica, que teve seu início por volta dos anos 60, as empresas aos poucos estão se adaptando a esse meio, tendo que procurar sistemas mais avançados que lhes proporcionassem maior facilidade em administrar e organizar suas tarefas.
Unindo o potencial da informática e o poder de interconexão das telecomunicações, podemos transformar e integrar todas as áreas e setores das empresas indústrias, economia, comércio, marketing, etc. O uso da TI permite uma infinidade de opções de aplicações que podem auxiliar, aprimorar e facilitar desde a automatização de tarefas até a tomada de decisões gerenciais.
A utilização da TI faz com que a informação vá crescendo em importância. Poder contar com ferramentas que permitem manipular informações de maneira rápida e eficiente pode se tornar um diferencial competitivo para as empresas. Organizar a informação e usá-la de forma racional não é o suficiente, é preciso trabalhar para deixar a informação interessante.
É preciso que as empresas conheçam melhor os