Planejamento Estratégico - Natura
Planejamento Estratégico
Rio de Janeiro
2013
Tiago de Carvalho Mannarino
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
Rio de Janeiro
Maio de 2013
Sumário
Sumário 3
INTRODUÇÃO 1
1 – DESENVOLVIMENTO 1
1.1 – Análise da missão e visão 1
1.2 – Estratégia genérica adotada 2
1.3 – Forças competitivas de Porter 3
1.4 – Análise do ambiente externo 3
1.5 – Análise do ambiente interno 4
1.6 – Recomendações sobre o desenvolvimento e crescimento da empresa 4
CONCLUSÃO 4
REFERÊNCIAS 5
INTRODUÇÃO
Fundada em 1969, a empresa Natura S.A. tornou-se uma grande empresa de capital brasileiro, reconhecida no mercado de cosméticos que fabrica, desenvolve, distribui e comercializa produtos que possuem reconhecimento e aceitação no âmbito nacional. Ela procura relacionar-se com os consumidores na tentativa de proporcionar a qualidade e a satisfação esperadas por eles. O portfólio de produtos oferecidos pela empresa é vasto, buscando atingir diversos públicos, de todas as idades e sexos.
Existe a preocupação da empresa com o meio ambiente e com a comunidade. Isto se mostra através do uso sustentável de sua matéria prima, a biodiversidade botânica brasileira, e dos investimentos em treino e capacitação dos consultores da Natura.
Este trabalho tem como objetivo analisar o ambiente interno e externo da Natura e refletir sobre a avaliação estratégica adotada pela empresa, elucidando suas forças competitivas a partir do modelo estratégico de Porter. Verificadas as projeções futuras da empresa a partir de sua visão e missão, iremos analisar se há conformidade em relação aos referenciais básicos para a criação das mesmas.
1 – DESENVOLVIMENTO
1.1 – Análise da missão e visão
A Natura engloba em sua visão a necessidade de participação e interação com indivíduos que, assim como ela, preservam de forma