Carboidratos
CARBOIDRATOS
São os componentes mais abundantes e amplamente distribuídos entre os alimentos.
FUNÇÕES DOS CARBOIDRATOS
1. Nutricional; 2. Adoçantes naturais; 3. Matéria-prima para produtos fermentados; 4. Principal ingrediente dos cereais; 5.Propriedades reológicas da maioria dos alimentos de origem vegetal (polissacarídeos); 6. Responsáveis pela reação de escurecimento em muitos alimentos.
CARBOIDRATOS
De acordo com o peso molecular e estrutura.
Funções reológicas. Funções relacionadas com o seu sabor. Seus produtos de reação podem também alterar a cor dos alimentos.
Carboidratos de Menor Peso Molecular
Mono- e dissacarídeos
São compostos sólidos geralmente solúveis em água e cristalizáveis. Alteração da consistência e retenção de água nos alimentos. Sabor doce de intensidade variável conforme o açúcar.
PRINCIPAIS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PARA CARBOIDRATOS DE BAIXO PESO MOLECULAR Processamento e armazenamento 1) Reação de Mailard; 2) Degradação e hidrólise por efeito do pH e calor; 3) Caramelização.
REAÇÃO DE MAILARD
Reação envolvendo aldeído (açúcar redutor) e grupos amina de aminoácidos, peptídeos e proteínas, seguida de várias etapas e culminando com a formação de um pigmento escuro.
REAÇÃO DE MAILARD
É a principal causa do escurecimento desenvolvido durante o aquecimento e armazenamento prolongados do produto. Reduz a digestibilidade da proteína. Inibe a ação de enzimas digestivas. Destrói nutrientes como aminoácidos essenciais e ácido ascórbico. Interfere no metabolismo de minerais, mediante a complexação com metais.
INIBIÇÃO DO ESCURECIMENTO NÃO-ENZIMÁTICO Utilização de agentes químicos. Criando-se condições adversas: alterar o teor de água ou pH do meio, reduzir a temperatura e remover uma das substâncias reativas. Procedimento mais empregado: aplicação do sulfito, que combina a habilidade de controle destas reações com outras de importância tecnológica