Projeto interdisciplinar - livros e fraldas: uma ótima combinação!!!
INDENTIFICAÇÃO DO PROJETO.
Turma: Maternal.
Período de desenvolvimento: 3° bimestre do ano letivo de 2013.
JUSTIFICATIVA.
Atualmente a Educação Infantil encontra-se em foco no que diz respeito a trabalhos que se propõem a refletir sobre essa fase e, acredite quem quiser, não perdemos tempo ao ler para quem ainda não aprendeu a falar. Sabemos que mesmo na barriga da mãe a criança já escuta e pode ouvir uma história, uma poesia, enfim, entende quando a mãe fala com ela, por isso não podemos dizer que existe uma idade ideal para começarmos o incentivo à leitura. O bebê pode não entender o enredo de uma história, porém a leitura em voz alta os coloca em contato com outras dimensões da linguagem falada e escrita; começa a perceber que a fala espontânea caracterizada como coloquial, é diferente da leitura em voz alta dirigida.
De acordo com alguns teóricos, as crianças que desde muito cedo, têm livros à seu alcance, provavelmente se interessarão pela leitura na vida adulta. Dessa forma aconselha-se o incentivo à leitura pelos bebês desde a primeira infância, contribuindo assim para a formação de futuros adultos leitores.
Outro motivo para incentivar a leitura é a existência de muitos benefícios ao colocar os pequenos em contato com livros. Várias funções psicológicas podem ser desenvolvidas, como por exemplo, a memória, capacidade de estruturar informações. A leitura em voz alta desperta sensibilidade para diferentes formas de fala e ainda tem o efeito sobre a chamada atenção seletiva, igual à capacidade de se desligar de outras fontes de estímulo, mantendo-se concentrado em uma só atividade por períodos mais longos.
Sendo assim, o simples manuseio de livros, independente do material que é confeccionado, é importante porque coloca a criança em contato com a linguagem escrita e, logo cedo já começam a identificar seus gráficos. Durante a primeira infância as crianças passam por transformações, que podem ser percebidas