Carboidratos
1. INTRODUÇÃO
Os Carboidratos podem ser denominados de Hidratos de carbono, glicídios e açúcares. São as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, tendo como fórmula geral CnH2nOn.
Em alimentos, os carboidratos atuam basicamente como agentes de sabor
(doçura) agentes de escurecimento (reações das carbonilas provenientes dos carboidratos) e agentes formadores de goma, influindo na textura dos alimentos.
1.1 Propriedades dos carboidratos:
Geralmente sólidos cristalinos, incolores e tem sabor doce. São compostos naturais bastantes comuns.
São facilmente solúveis em água.
Alguns carboidratos formam estruturas rígidas em plantas (celulose, lignina, hemicelulose), é a mesma função dos ossos dos animais.
2. CLASSIFICAÇÃO
Os carboidratos são classificados de acordo com o nº de carbonos que tenham, em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeo. Os carboidratos possuem um ou vários grupos alcoólicos (-OH) e um grupo aldeído
(-CHO) ou cetônico (-CO-).
2.1 Monossacarídeos
São os açúcares simples formados por cadeias de 3,4,5 ou 6 átomos de carbonos.
Moléculas de baixo peso molecular de fórmula. Os carboidratos de 3 carbonos (
C3H6O3 ) são trioses como gliceraldeído. Os de quatro carbonos (C4H8O4) são as tetroses como a eritrose – participa do processo do metabolismo carboidrato. Os de 5 carbonos (C5H10O5) são pentoses, por exemplo a ribose que é componente de ácidos
Prof.ª M. Sc. Lirna Salvioni da Silva
nucléicos e enzimas, a xilose que está presente na madeira e nas sementes de algodão.
Já os que possuem 6 carbonos (C6H12O6) são hexoses. Glicose, frutose e galactose são as hexoses as quais são encontradas com mais facilidade.
A glicose é o açúcar básico. Também chamado de "grape sugar", açúcar de amido, xarope de milho e Dextrose (nome comercial). É natural na uva, 6,87%; na cereja, 6,49%; na couve, 2%; no melão, 2,56% e no alho, 2%.
O monossacarídeo existente em maior quantidade