Ilha das flores
DISCIPLINA: Politica e Serviço Social
PROFESSOR: Sara
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
Resumo do Filme:
Ilha das flores
O filme Ilha das Flores é baseado em fatos reais, acontecidos em Porto Alegre, que retrata um sistema de troca, onde o principal objetivo é o lucro. Mostra a dura realidade enfrentada pelo ser humano mediante as consequências da bruta globalização da miséria. A miséria é o tópico central do premiadíssimo trabalho do diretor Jorge Furtado. A utilização de um título que contradiz a trama desenvolvida ao longo dos 13 minutos de duração do curta-metragem foi uma das ótimas ideias apresentadas nesse trabalho. Mas não é a única.
A ideia do filme é mostrar o absurdo desta situação: seres humanos que, numa escala de prioridade, se encontram depois dos porcos. Mulheres e crianças que, num tempo determinado de cinco minutos, garantem na sobra do alimento dos porcos sua alimentação diária. Esta situação absurda será mostrada de uma forma absurda. O filme trabalha dois temas principais: os padrões de produção e consumo das sociedades e a influência do dinheiro (e a falta dele) na vida das pessoas. Sobre o primeiro, fica bem evidente como produzimos demais, consumimos demais e depois não sabemos o que fazer com os resíduos que sobram e viram lixo.
A questão é que não sabemos como lidar com o lixo. Desaparecer da frente de casa não significa desaparecer do planeta. Bem pelo contrário, quanto mais lixo colocou pra fora de casa, mais sujo o planeta fica. E muita coisa jogada fora ainda podia ser consumida. O curta faz uma crítica às desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas para solucionar a miséria de parte da população brasileira.
Relacionando conflitos sociais, ambientais, econômicos e culturais, Ilha das flores sai da zona de conforto para provocar reflexões sobre individualidade, liberdade, opressão, exageros,