Carboidratos
Trabalho de Biologia
Professora Fabiana
Carboidratos
Nome: Antonio Moraes
Ariel Oliveira
Leonardo Souza
Turma 103
Rio Pardo, 20 de Maio de 2015.
INTRODUÇÃO
Carboidratos também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glucídios, glúcidos, glucides, sacarídeos ou açúcares são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre na sua composição. Alguns carboidratos podem possuir outros tipos de átomos em suas moléculas, como é o caso da quitina, que possui átomos de nitrogênio em sua fórmula.
Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. São também responsáveis por atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é vital para a nossa existência.
Além de função energética, também possuem uma função estrutural, atuando como o esqueleto de alguns tipos de células, como por exemplo, a celulose e a quitina, que fazem parte do esqueleto vegetal e animal, respectivamente.
IMPORTÂNCIA
Os carboidratos são importantes para o fornecimento de energia para o corpo humano, são a principal forma de fornecimento de energia, por isso que muitas pessoas que fazem dietas de não comer carboidratos por um determinado tempo sentem fraqueza e podem até desmaiar. Os carboidratos atuam também como esqueletos de algumas células e participam das estruturas dos ácidos nucleicos (RNA e DNA), sob a forma de ribose e desoxirribose, que são monossacarídeos com 5 átomos de carbono em sua fórmula.
CLASSIFICAÇÃO
A classificação dos carboidratos é feita de acordo com a quantidade de grupos cetona ou aldeído, além de levar em consideração a capacidade de sofrer hidrólise.
Os carboidratos ou hidratos de carbono são também conhecidos como glicídios e como açúcares, porém, nem todo carboidrato é um açúcar, conforme veremos mais adiante. Esses compostos possuem a