Energia Geotermica
Energia geotérmica ou energia geotermal (geo: terra; térmica: calor) é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da terra. A energia geotérmica tem muitas aplicações práticas, pode servir para aquecer habitações, piscinas, estufas de agricultura e Centrais geotérmicas para a energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, existe um interesse renovado neste tipo de energia pouco poluente.
A usina geotérmica de
Nesjavellir
Fontes de energia geotérmica Quando não existem gêiseres, e as condições são favoráveis, é possível "estimular" o aquecimento d'água usando o calor do interior da Terra. Um experimento realizado em Los Alamos, Califórnia, provou a possibilidade de execução deste tipo de usina. Em terreno propício, foram perfurados dois poços vizinhos, distantes 35 metros lateralmente e 360 metros verticalmente, de modo que eles alcancem uma camada de rocha quente. Em um dos poços é injetada água, ela se aquece na rocha e é expelida pelo outro poço e quando esta fusão acontece a água predominante na rocha penetra na mesma ocorrendo o processo de metabolização geotérmica.
Esta é a melhor maneira de obter energia naturalmente. É necessário perfurar um poço que já contenha água e a partir daí a energia é gerada normalmente.
Vantagens e desvantagens Vantagens:
•É
uma energia renovável;
•Não produz qualquer tipo de poluição.
Desvantagens:
•Requer
uma geometria da costa especial e com ondas de grande amplitude.
Energia das ondas
As ondas são formadas pela força sobre a água e o tamanho das ondas vai com a velocidade do vento, da sua duração e da sua distancia da água da qual o vento faz força. O movimento da água que resulta da força do vento transporta energia cinética que pode ser aproveitada por dispositivos próprios para a captação dessa energia, chamada das ondas.
Energia das mares
Energia maremotriz é o modo de geração de energia por meio do movimento das marés. Dois tipos de energia