Configura O Do Servidor DNS Firewall E SSH No Slackware
Markley da Silva Mendes1, Frederico Caetano2
1Campus Inhumas – Instituto Federal de Goiás (IFG) Inhumas – GO – Brazil markley.gto@gmail.com fredericocl@live.com
Abstract. This article describes the DNS server configuration serving a specific domain on the network, and block access testing and using iptables (firewall), and SSH configuration graphical accessing the server using the terminal.
Resumo. Este artigo descreve a configuração do servidor DNS servindo um domínio especifico na rede, e testes de bloqueio e acesso usando iptables (firewall), e configuração do SSH acessando parte gráfica do servidor usando o terminal.
1. Firewall
Os sistemas firewall nasceram no final dos anos 80, fruto da necessidade de criar restrição de acesso entre as redes existentes. Nesta época a expansão das redes acadêmicas e militares, que culminou com a formação da ARPANET e, mais tarde, a Internet e a popularização dos primeiros computadores tornou-se um prato cheio para a iniciante comunidade hacker.
E com surgimento de vários ataques hacker (fraudes, invasões de redes, infestações de vírus), veio a necessidade de criar firewalls.
Em uma rede, um firewall é um dispositivo de hardware e software(mais comum) ou híbrido que tem como principal objetivo proteger as informações e/ou filtra o acesso às mesmas.
Estes dispositivos de software podem ser programas especializados, instalados em computadores ou roteadores. No caso de hardware podem ser equipamentos como roteadores, placas especias ou mesmos computadores e os híbridos são mesclagem dos dois tipos.
A disseminação das tecnologia fico responsável primeiramente pela DEC, depois pela a Bell Labs, e com a ajuda de posteriormente de Marcos Ranum, Bill Cheswick, e depois com a ajuda de diversas empresa como Checkpoint e Cisco.
E alguns desses programas que controla e filtra as informações vindo da rede a fora, é iptables. Que é