Energia Geotérmica
1- Resumo
A energia geotérmica é obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra.
O calor da terra existe em toda parte por baixo da superfície do planeta, mas em algumas partes está mais perto da superfície do que outra, o que torna mais fácil a sua utilização.
A energia geotérmica é uma fonte de energia alternativa que possui muitas aplicações práticas. Neste trabalho veremos a definição de energia geotérmica , locais onde é possível sua utilização, as vantagens e desvantagens de suas diversas aplicações e seu princípio de funcionamento.
2- Introdução
Diversas fontes de energia vêm sendo utilizadas há muito tempo. São conhecidas como fontes convencionais de obtenção de energia, como por exemplo, hidrelétricas, termelétricas, os combustíveis fósseis, entre outros. Essas, ou produzem efeitos desastrosos ao meio ambiente ou estão em vias de esgotamento, ou ambas as coisas. Isso significa que é necessário viabilizar novas fontes energéticas, já que o consumo de energia no mundo aumenta de forma alarmante. A produção de energia no século XXI deve priorizar os recursos renováveis e deve ser orientada no sentido de não prejudicar o meio ambiente.
Dentre as fontes de energias renováveis está a energia Geotérmica, gerada pelo calor proveniente do interior da Terra. Essa fonte de energia pode ser utilizada diretamente para fornecer calor para indústria, aquecer residências através das bombas de calor e para a produção de eletricidade.
3- Desenvolvimento do Assunto: Conceitos e Definições
A energia geotérmica existe desde que nosso planeta foi criado. Geo significa terra e térmica, está relacionado com calor. Para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da Terra devemos primeiramente entender como nosso planeta é constituído.
A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual consiste basicamente em rochas derretidas (Magma). No núcleo interior as