carboidratos
São açucares cuja oxidação é a principal via metabólica para a formação de ATP. Exercem várias funções estruturais e metabólicas e participam de processos biológicos como a interaçãoentre células, a transdução de sinal e endocitose que envolve os glicoconjugados e as glicoproteínas.
CLASSIFICAÇÃO
Monossacarídeos (açucares simples) unidades básicas de carboidratos constituídospor um poliidroxialdeído ou poliidroxicetona. Podem ser classificados de acordo com a natureza química da carbonila e do número de átomos de carbono. Com exceção da diidroxiacetona todos osmonossacarídeos possuem carbono quiral (carbono que está ligado a quatro elementos diferentes ).
Dissacarídeos união de dois monossacarídeos por uma ligação glicosídica que formam uma grande variedade demoléculas os dissacarídeos
Oligossacarídeos são pequenos polímeros encontrados ligados na maioria das vezes a polipeptídeos e glicolipídeos.
Polissacarídeos moléculas relativamente grandesinsolúveis em água, não possuem sabor adocicados embora sejam derivados da união de centenas de monossacarídeos. Classificados em homopolissacarídeos (homoglicanos ) que contém apenas um tipo de monossacarídeoe heteropolissacarídeos(heteroglicanos) que é formado por dois ou mais tipos de monossacarídeos.
Glicoconjugados são compostos que resultam da ligação covalente de carboidratos a proteínas e aoslipídeos, exercem efeitos profundos nas funções celulares. Há duas classes de conjugados carboidratos proteínas:
* Glicoproteínas: é a junção de vários oligossacarídeos encontrados no lado externoda membrana plasmática, no sangue e na matriz extracelular. É um importante mediador de eventos célula-célula e célula-vírus.
* Proteoglicanos: que são macromoléculas formadas por cadeias deglicosaminoglicanos ligados a uma proteína de membrana estão presentes na matriz extracelular. Maior componente responsável por dar rigidez e elasticidade a vários tecidos do