Carboidratos
WWW.personaltrainers.com.br/ servicos_nutricao_carbo.html
Existem três tipos de carboidratos: Monossacarídeos (Açucares tipo glicose, frutose), oligossacarídeos (dissacarídeos tipo sacarose, lactose e maltose) e os polissacarídeos, que contém três ou mais açucares.
Para facilitar a compreensão darei foco à parte prática da ingesta de carboidratos, evitando assim maiores confusões sobre esse elemento dotado de tanta controvérsia. Aonde muitos dizem ser o vilão e outros o herói da formação de uma dieta bem sucedida. Pela minha prática, afirmo que o mesmo não está no céu nem no inferno! Sim, este exige muita atenção, onde o tipo e o horário da ingesta devem ser bem planejados, afim de obter grande sucesso em seu objetivo. Como disse anteriormente citarei de modo simplificado os tipos de carboidratos, sendo eles divididos em simples e complexos: Carboidratos simples como o açúcar de mesa, geléia e frutose possuem uma pequena cadeia química, facilitando a absorção do mesmo pelo organismo. Já os carboidratos complexos, tais como batata, arroz, pão e macarrão, possuem uma grande cadeia química, requerendo mais tempo para ser absorvido pelo intestino.
Ambos os tipos de carboidratos (simples e complexos) serão transformados no intestino em glicose, esta liga-se à molécula de oxigênio transformando-se em glicogênio. Este por sua vez é armazenado principalmente na corrente sanguínea, órgãos (fígado) e musculatura. Só após estes três principais depósitos estarem cheios, que o corpo passa a converter o excesso de carboidrato em gordura (tecido adiposo subcutâneo). Este processo deve ser eliminado, evitando encobrir a musculatura por um cobertor de gordura, ficando com um aspecto parecido com um leão marinho.
Afinal o organismo humano sabe estocar gordura com grande eficiência. Não podemos esquecer que nosso organismo é primitivo tornando fundamental para sobrevivência nos tempos antigos. Afinal não era todo dia que se achava