Eficiencia Energética
A eficiência energética na arquitetura moderna, é um assunto que vem sendo bastante discutido em conferências, congressos, seminários e outros meios em todo o planeta. Consiste em proporcionar uma energia buscando principalmente diminuir custos e desperdícios podendo usufruir das mesmas qualidades de antes. É um novo mercado que está sendo bastante aceito pelas grandes empresas e população, que estão a cada dia se preocupando ainda mais com a qualidade de vida das gerações futuras.
Esta tendência trás consigo a busca por uma eficiência energética dentro da arquitetura, podendo utilizar os recursos utilizados pela natureza no intuito de degradar o mínimo possível o meio ambiente. A grande aposta da eficiência energética, é poder gerar uma energia renovável, assim diminuindo a emissão dos gases que provocam o efeito estufa. Alguns dos grandes profissionais da construção civil estão utilizando algumas alternativas para suprir e diminuir o consumo de energia elétrica em suas construções, como a água, vegetação, iluminação e ventilação natural.
Com a utilização correta da ventilação natural, ela tornar-se um grande aliado do ser humano, amenizando o uso de condicionadores de ar. A iluminação natural é outra alternativa bastante interessante, com a utilização de vidro nas fachadas e claraboias nas coberturas acarretará em uma diminuição expressiva no consumo de energia elétrica durante o dia. A vegetação é mais uma opção maravilhosa, tem como finalidade proporcionar um excelente conforto térmico nas edificações, proporcionando sombras e reduzindo bruscamente a temperatura dentro dos ambientes. A reutilização da água para irrigação de jardins, lavagem de carros, caixas de descarga e outras finalidades, é importantíssimo para diminuir o desperdício de água potável.
Tratando-se de energia renovável, encontramos várias opções disponíveis no mercado, como a energia solar e eólica. A energia solar consiste