Eficiência energetica
* O termo "eficiente energeticamente" é uma indicação com múltiplos significados,
* SUSTENTABILIDADE
* As edificações são uma grande consumidora dos recursos naturais, consumindo segundo Wines (2000), 16% do fornecimento mundial de água pura, 25% da colheita de madeira, e 40% de seus combustíveis fósseis e materiais manufaturados.
* Um projeto sustentável deve ser ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.
- Água: * Utilização de águas pluviais
* Introdução de equipamentos economizadores de água.
- Energia * Otimização do desempenho energético, através do bom desempenho térmico da edificação, uso de aparelhos energeticamente eficientes; e uso da iluminação natural e sistemas de iluminação eficientes. * Uso de energia renovável. * Estratégias de ventilação natural.
Técnicas e práticas utilizadas no Edifício Verde * Materiais de baixo impacto ambiental * Materiais de demolição e reciclados * Os ventos predominantes podem ser utilizados para ventilar e resfriar naturalmente o edifício no verão. * Uso fontes renováveis de energia
Uma casa eficiente * Depende da sua localização. * O objetivo é maximizar o efeito aquecedor do Sol no inverno e minimizá-lo durante o verão. * Outro fator a ser considerado na escolha da localização da casa é o vento. Em climas frios e temperados, os ventos podem afetar consideravelmente a eficiência energética.
Parte Elétrica * Parte do consumo de energia acontece em forma de desperdício.
* Verificar as emendas ou conexões. * Para potências elevadas, dê preferência ao transporte de energia em alta-tensão; * Ligar a luz elétrica somente onde não existir iluminação natural suficiente para o desenvolvimento das