Cinética Química
O experimento consistiu no entendimento da cinética química a partir da observação da influência de determinados fatores sobre a velocidade das reações químicas. Foi analisado o efeito da concentração dos reagentes, o efeito da temperatura, o efeito da superfície de contato e o efeito do catalisador.
Introdução Teórica
A cinética química envolve o estudo da velocidade com que as reações acontecem. Ao estudar a velocidade de uma reação, tem-se o interesse de saber a rapidez com que um reagente é consumido (taxa de consumo) ou com que um produto é formado (taxa de formação), ou seja, as variações das quantidades dos reagentes ou dos produtos em determinado intervalo de tempo. Como a velocidade pode variar ao longo da ocorrência da reação, trabalha-se com a velocidade de média, ou seja, o quociente de variação das quantidades dos reagentes ou produtos e o tempo de variação: Onde Vm é a velocidade média (mol/L/s), ∆[ ] é a variação da concentração (mol/L) e ∆t a variação de tempo (s).
Alguns fatores podem interferir na rapidez com que as transformações químicas ocorrem. Dentre eles, tem-se:
1. A natureza dos reagentes e produtos. Algumas reações podem ser extremamente rápidas ou lentas dependendo da composição química das moléculas ou íons envolvidos.
2. A concentração das espécies reagentes. A probabilidade de duas substâncias interagirem quimicamente e suas moléculas colidirem entre si aumentam com o aumento de suas concentrações ou então com o aumento da superfície de contato.
3. O efeito da temperatura. De forma geral, as reações ocorrem mais rapidamente quando suas temperaturas são aumentadas.
4. A influência de agentes externos chamados catalisadores. Os catalisadores são substâncias capazes de acelerar uma reação sem sofrerem alteração, isto é, não são consumidas durante a reação. Essas substâncias aceleram as reações ao diminuírem a energia de ativação necessária para que o processo aconteça, conforme o gráfico a seguir:
Além disso, a