A Cinética Química
Introdução
Cinética Química
Taxa de reação
Natureza dos reagentes
Temperatura
Estado físico
Superfície de contacto
Presença de um catalisador
Concentração dos reagentes
Pressão
Conclusão
INTRODUÇÃO
A cinética química está muito presente em nosso quotidiano. Podemos não nos darmos conta de que ela é essencial e se faz presente em nossas vidas, porém devemos observar que alguns “acontecimentos” simples , que trazem muita comodidade à nós, não seriam possíveis se não existisse a cinética química, como por exemplo a combustão de uma vela e a formação de ferrugem são exemplos de reações lentas, a dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida.
Cinética Química
A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos químicos e os factores que as influenciam.
Cinética química inclui investigações de como diferentes condições experimentais podem influir a velocidade de uma reação química e informações de rendimento sobre o mecanismo de reação e estados de transição, assim como a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química.
A velocidade da reação recebe geralmente o nome de taxa de reação. A taxa de reação está relacionada com: as concentrações dos reagentes e seu estado particular (estado físico, estado nascente dos gases, estado cristalino ou amorfo dos sólidos),o facto dos reagentes estarem ou não em solução (neste caso a natureza do solvente irá influir na velocidade da reação), a temperatura, a eletricidade, a luz, a pressão, a presença de catalisadores e dos produtos de reação.
Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento actua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum novo produto.
Em