Cinética química
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS
Maio – 2013
Belo Horizonte – MG.
EXPERIÊNCIA 4:
CINÉTICA QUÍMICA
As experiências que se seguem foram realizadas nos dias 23 de abril e 07 de maio de 2013, durante as aulas de Química Geral Experimental, ministradas pelo prof. Vito.
INTRODUÇÃO
Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. Pode-se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. A combustão de uma vela e a formação de ferrugem são exemplos de reações lentas. Na dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida. As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação. As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como: superfície de contato, pressão, temperatura e catalisadores.
OBJETIVOS
O experimento realizado tem como objetivo analisar o efeito da temperatura na velocidade da reação, assim como o efeito do catalisador na ocorrência da reação.
PROCEDIMENTOS
Para a aplicação prática do conhecimento foram realizados o total de dois procedimentos que evidenciam a cinética em diferentes reações químicas. Durante cada etapa dos procedimentos os resultados foram anotados para posterior interpretação. Todos os resíduos foram descartados em recipientes apropriados após a execução dos