sociologia
"Esquerda" e "Direita" são uma forma comum de classificar posições políticas, ideológicas, ou partidos políticos legais.
A oposição entre as duas correntes é imprecisa, ampla, e consiste numa interpretação dicotômica de uma série de fatores determinantes. Geralmente são entendidas como polaridades opostas de um mesmo espectro político e ideológico. Assim, um partido poderia ser "esquerda" em determinadas instâncias e "direita" em outras.
A origem dos termos remonta à Revolução Francesa, onde os membros do Terceiro Estado, que almejavam uma mudança na forma de governo vigente, se sentavam à esquerda da assembléia, enquanto os do clero e da nobreza, que desejavam a conservação da forma de governo, se sentavam à direita.
Os direitistas podem ser divididos em vários tipos, como libertários, liberais clássicos, democratas-cristãos, conservadores, etc.
Os primeiros são liberais em relação à economia e nos costumes,alguns podendo defender algumas bandeiras comuns a parte da esquerda. Os democratas-cristãos podem ser moderadamente liberais em relação à Economia (defendendo a chamada economia social de mercado) mas conservadores nos costumes. Os conservadores tendem a combinar o conservadorismo nos costumes com uma grande diversidade de posições na área econômica, que vão do liberalismo econômico ao neomercantilísmo. ● 2- Como surgiu? Contexto histórico no Brasil.
Foi durante a Revolução Francesa, em 1789. O Rei, preocupado com o povo que queria a sua saída do trono, convocou uma reunião de ministros e parlamentares. Os que se sentaram à sua Direita eram monarquistas, conservadores (e, portanto não queriam que nada mudasse). Já os que se sentaram à sua Esquerda eram progressistas, republicanos, e queriam uma mudança na forma de governo.
Desde então, Direita se refere a quem quer manter as coisas como estão, ou retomar o passado (conservadores) e a Esquerda agrupa aqueles favoráveis a mudança do panorama atual.
●