características do Constitucionalismo Francês?
O Constitucionalismo Francês, foi criado através de um processo revolucionário, de uma ruptura constitucional através da revolução francesa. Foi a revolução liberal burguesa de maior relevância. Contribuiu para o constitucionalismo ao criar a Declaração dos direitos do cidadão frente à sociedade, afirmando que só haveria Constituição se o Estado prevê-se a declaração de poderes e os direitos dos cidadãos, posteriormente se transformando no preâmbulo da Constituição francesa. A criação teve como importante contribuição à iniciação do processo de separação dos poderes, outro fator relevante foi a previsão de direitos e garantias individuais, trazendo também a soberania mais associada à nação e não a povo, não se pode deixar de relatar como aspecto importante a chegada da constituição escrita.
O constitucionalismo francês foi de significativa importância para a o constitucionalismo clássico que foi originado com as ideias do iluminismo que é consequência da revolução francesa, onde surge a teoria do Sieyès que vai ser seguido por vários autores na visão clássica. Já o Constitucionalismo moderno,deve-se particularmente aos ingleses, em um século de transição como foi o século XVII, quando as Cortes judiciárias proclamaram a superioridade das leis fundamentais sobre as do Parlamento, e aos americanos, em fins do século XVIII, quando iniciaram a codificação do direito constitucional e instituíram aquela moderna forma de Governo democrático, sob o qual ainda vivem.
Finalizando na ótica do constitucionalismo contemporâneose resolve em judicialismo, cuja função consiste em manter o respeito às regras básicas de organização política. Com a concepção do constitucionalismo nascida com a Revolução Francesa, a Constituição não se restringe a fixar as regras do jogo, sendo tida como projeto político