Constitucional
A CONSTITUIÇÃO NA VIDA DOS POVOS: da Idade Média ao Século XXI
O livro A Constituição na vida dos povos: da Idade média ao Século XXI, publicado pela Editora Saraiva, em sua 1ª edição, no ano de 2010, contém o relato minucioso da evolução histórica do Constitucionalismo, com os registros e análises dos fatos e das circunstâncias que foram determinantes para seu aparecimento.
O texto foi escrito por Dalmo de Abreu Dallari, um dos mais renomados juristas brasileiros. Aos 80 anos é Professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Possui inúmeros artigos publicados em jornais e revistas especializadas, além de ser atualmente um grande colaborador do jornal Folha de São Paulo. Entre suas obras, destaca-se o livro Elementos de Teoria Geral do Estado.
O autor pertence à escola constitucionalista e seu trabalho é rico em termos técnicos jurídicos. É também considerado um grande do defensor do regime democrático do país. Apresenta muita clareza ao apontar fatos históricos e pontos de vista tanto filosóficos como sociológicos. Analisa e registra de forma clara as circunstâncias determinantes dos primórdios até as mais avançadas concepções do novo constitucionalismo do século XXI.
A Constituição teve origem na Idade Medieval e se tornou um elemento de organização popular, objetivando soluções de conflito, surgindo de forma escrita somente a partir do século XVIII, pelas colônias inglesas da América do Norte. No século XIX, ocorreu o aparecimento de Constituições fundamentadas em valores e idéias abstratas impostas à realidade social, e que representava o reflexo de uma realidade social já existente, evoluindo para uma concepção de constituição como um compromisso a ser assumido pelos governantes quanto a sua aplicabilidade política e social.
Com o fim da 2ª Guerra Mundial, contataram-se profundas mudanças na vida dos povos de todo o mundo, ocasionando diversos marcos históricos constitucionais,