Caracterização de polissacarídeo vegetal
INTRODUÇÃO: Os polissacarídeos, que também são conhecidos como glicanos, consistem de monossacarídeos ligados por ligações glicosídicas. Eles são classificados como homopolissacarídeos ou heteropolissacarídeos, se forem constituídos por um tipo ou mais de monossarídeo. Como exemplos de polissacarídeos importantes na natureza, podemos destacar: o glicogênio, acelulose e o amido.
REVISÃO DE LITERATURA: O amido é um alimento de reserva em plantas e um nutriente importante para os animais. Ele é uma mistura de glicanos que as plantas sintetizam como principal reserva de alimento, e está depositado no citoplasma das células de plantas como grânulos insolúveis compostos por α-amilose e amilopectina.
MATERIAL E MÉTODOS (PROCEDIMENTOS):
- Uma batata de tamanho médio
- Liquidificador
- Becker de 100ml
- Tubos de ensaio/pipetas
- Solução de lugol
- Solução de NaOH 4%
- HCL concentrado
- Reativo de Benedict
- Pipetas Pasteur
1.Preparação da solução de amido: Ao resíduo de amido, juntar lentamente, 250ml de água fervente. Resfrie e utilize nas experiências seguintes.
2.Pesquisa do amido: a) Em um tubo de ensaio colocar 2ml da solução de amido e acrescentar 20 gotas da solução lugol. Colocar água destilada, com auxílio de um piset, aproximadamente até o meio do tubo. Observar e anotar a cor. b) Aquecer o tubo da experiência anterior cuidadosamente. Observar o resultado. c)Adicione ao tubo 5 gotas de NaOH 4%. Observe e anote o resultado. Coloque algumas gotas de HCL concentrado e observe novamente.
3.Hidrólise do amido: Em um erlenmeyer, adicionar 50ml da solução de amido e acrescentar 2ml de HCL concentrado. Ferver durante 30 minutos em chama fraca, mantendo constante o nível de solução de amido. Acompanhe a hidrólise do amido, retirando a cada 5 minutos, uma gota da solução, colocando-a sobre um azulejo e