A oriegem do benchmarking
2632 palavras
11 páginas
RESUMOO objetivo deste trabalho é, em primeiro lugar, oferecer algum conhecimento sobre o Benchmarking. Mas de um modo fácil de compreender e utilizar.
O intuito deste projeto não é apenas de relatar o benchmarking, mas também informar sua utilização e processos aplicativo, demostrando que o Benchmarking não é um projeto só voltado para a administração, mas também abrangente para diversas outras áreas como sua aplicação no meio ambiente e seu retorno satisfatório.
O Benchmarking Ambiental vem sendo bem utilizado em aprimoramento técnico-gerencial da gestão corporativa como ferramenta de melhoria contínua e aumento de competitividade para as organizações. Aborda a percepção empresarial em relação ao tema, reconhecendo a gestão ambiental como um dos pilares do crescimento sócio- econômico. E dentro deste contexto aponta o Benchmarking ambiental Brasileiro como opção de crescimento e amadurecimento de nosso modelo empresarial, opção esta confirmada pelas pesquisas do Prof. D. Enrique de la Rica, Diretor de la Escula Europea de Estudios Universitarios y Negocios (ESEUNE www.eseune.ed Neguri, Getxo – Bizkaia – Espanã), que afirma “processos de melhoria contínua sem a prática do Benchmarking conseguem em torno de 7% de melhoria em suas ações. Já com a inclusão da prática do Benchmarking, conseguem encontrar fórmulas que representam até 300% de melhoria”.
INTRODUÇÃO
Benchmarking é um processo de pesquisa que permite aos administradores realizar comparações de processos e práticas, ou seja, é um processo contínuo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como lideres.
Surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
O Benchmarking é um instrumento facilitador para o alcance dessas melhorias, com propósito de ganhar vantagens competitivas. Seus objetivos visam definir metas desafiadoras a fim de permitir cada vez mais a