Trabalhos
Os polissacarídeos, que também são conhecidos como glicanos, consistem de monossacarídeos ligados por ligações glicosídicas. Eles são classificados como homo polissacarídeos ou heteropolissacarídeos, se forem constituídos por um tipo ou mais de monossarídeo. Como exemplos de polissacarídeos importantes na natureza, podemos destacar: o glicogênio, a celulose e o amido .
O amido, polissacarídeo de extrema importância em alimentos, é produzido em grande quantidade nas folhas dos vegetais como forma de armazenamento dos produtos da fotossíntese e é a forma de carboidrato mais comum na alimentação humana, representando cerca de 90% dos carboidratos da dieta. Ele é constituído por dois outros polissacarídeos estruturalmente diferentes: α-amilose e amilopectina .
Objetivos.. folha
..................
Materiais : folha
................................
Método
Foi feito o procedimento com uma quantia não específica de material ralado, adicionado água (50 mL) onde foi agitado e parcialmente moído, Foi então filtrado em algodão (gaze), pois o filtro de papel iria reter o amido da solução. O filtrado ficou em um béquer em repouso para decantação. Depois de aproximadamente 10 minutos, o amido encontrava-se no fundo do béquer e foi então retirado o excesso de água (sobrenadante)
Logo que o amido foi separado, foi levado a aquecimento com adição de 50mL de água destilada quente, que em termos mais simples foi feito um cozimento do amido, até que ficasse uma solução esbranquiçada. Os testes de caracterização foram realizados com amostras desta solução, denominada “Solução de Amido”.
Extração do amido
Ao raspar a batata com uma faca há o rompimento das células que a compõem, dentro dessas células há presença de amiloplastos, onde estão contidos os grânulos de amido. Com o rompimento das células os amiloplastos são liberados para o meio, que no caso do experimento é composto por 50ml de água, solubilizando-se. A agitação com o bastão de vidro é feita